segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Gideão - Esforço Recompensado





Lá vem de novo os midianitas!
O que fazer? Pra onde ir? Onde se esconder? Como reter o que é seu? Como proteger o que querem destruir?
E agora, Gideão?

A estratégia de Gideão foi pegar o seu trigo e trabalhar nele no lagar que ficava em lugar reservado, longe das vistas dos midianitas. Fazer isso poderia até ser um pouco mais seguro mas nem um pouco confortável. Tem horas que é preciso se sacrificar por aquilo que é seu, é preciso fazer alguma coisa para se proteger dos ataques destruidores do inimigo. A estratégia de Gideão foi ficar no secreto, não sendo tão evidente para os ataques de quem só vem para matar, roubar e destruir.
Lugar de malhar trigo é na eira.

         

Como se observa na imagem, o trabalho na eira, um  espaço aberto para jogar o trigo pra cima e com a ajuda do vento, separar o grão das palhas. Gideão não podia contar com essa facilidade. Tinha que trabalhar atento e quando os midianitas chegavam não dava tempo de esconder nada em lugar tão óbvio como em campo aberto. Optou em levar tudo para um lugar bem mais apertado, ele precisava se posicionar, precisa fazer alguma coisa. 
Malhou trigo na lagar.



Como notamos agora, para trigo o lugar é mesmo impróprio. A necessidade de garantir alimento para a sua casa fez com que Gideão procedesse assim. Muitos poderiam se lamentar e não tomar nenhuma providência. Muitos poderiam achar mais fácil pedir ao vizinho, pedir pão, pedir oração, pedir azeite do que zelar pelo que ainda lhe restava. E como o Senhor não chama os desocupados nem os que ficam esperando cair maná do céu, surpreendeu Gideão. O anjo do Senhor veio lhe convocar para liderar uma grande missão.
Estamos prontos para um chamado desses?
O que temos permitido as crises acrescentar em nosso caráter?
Temos aproveitado os momentos de crise para nos aproximar de Deus?

Gideão estava cheio de dúvidas e muito sabiamente fez prova de Deus e assumiu a responsabilidade, agora não só malharia trigo no lagar mais malharia os midianitas pelo pode do nome do Senhor!


Quando Gideão formou o seu exército haviam trinta e dois mil soldados e o Senhor permitiu ficar com ele apenas trezentos. No campo de batalha não podemos contar com medrosos, covardes e com os que se distraem. Não há trégua enquanto a batalha não estiver vencida, não podemos ficar desapercebidos. Você pode até ser um bom soldado cheio de habilidades mas sem ligação com o céu vira presa fácil.Trezentos com cântaros, com tochas, com buzinas atentos a ordem de Deus.

                             


Referencia: Juízes 6 e 7
Não entregue os pontos.
Execute as estratégias que o Senhor te der.
Se esforce.
Não se distraia.
Simples como precioso.

2 comentários:

  1. palavra poderosa, direta e objetiva. obrigada

    ResponderExcluir
  2. Que possamos estar ocupados para receber o melhor de Deus! Que todas as distrações caiam por terra! Que a quantidade não seja nosso alvo e sim a qualidade !

    ResponderExcluir

Seu comentário foi postado!